Como combinar tecidos estampados e criar mais harmonia para o ambiente?

19/09/2019

 

Combinar estampas e estilos deixa a decoração muito mais interessante, mas exige ousadia, criatividade e um breve conhecimento sobre as cores. Primeiro, é bom saber que o ambiente é peça fundamental quando pensamos em combinar estampas em tons neutros ou coloridos e ou que contenham motivos geométricos, botânicos ou xadrez, por exemplo.

 

Se você está iniciando a decoração em um ambiente vazio, após determinar as estampas e cores que deseja, pense que a cor da parede, ou papel de parede e os próprios móveis deverão seguir o mesmo caminho. Porém, como na maioria das vezes queremos dar um up no ambiente que já está decorado, o importante é levar em conta a paleta de cores que já existem no local.

 

Vamos começar explicando um pouquinho sobre o círculo cromático e como usá-lo, dessa forma ficará muito mais fácil criar suas composições.

 

Círculo Cromático

 

O que é?

 

O círculo cromático é formado por 12 cores: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. As cores primárias seriam o amarelo, o vermelho e o azul. Essas são cores puras, que não se fragmentam, e todas as outras cores serão formadas a partir delas.

 

As cores secundárias são formadas pela mistura das cores primárias e consequentemente, as terciárias são formadas a partir da mistura das cores secundárias com as cores primárias.

 

Como funciona?

 

Existem quatro formas, sendo elas

  1. Tom sobre tom: quando você utiliza composições com a mesma cor ou com variações de tons. São famosas composições monocromáticas.

  2. Combinação entre cores análogas: são cores vizinhas no círculo e, portanto, muito parecidas. Elas podem ser usadas para composições em degrade. Esse tipo de composição gera pouco contraste e traz mais elegância e jovialidade que composições monocromáticas.

  3. Combinações entre cores complementares: são cores opostas no círculo, formando combinações de alto contraste que transmitem informalidade, ousadia e criatividade

  4. Tríade: consiste em utilizar três cores equidistantes dentro do círculo, produzindo alto contraste, mas sem perder a harmonia. A intenção é trazer sensações mais vibrantes.

Agora que você já sabe como funciona o circulo cromático, veja algumas dicas:

 

  • Desenhos

Aqui o importante é que visualmente, independente da estampa, você perceba que os desenhos se completam e fiquem harmônicos entre si.

 

  • Cores

As cores, mesmo em suas diversas tonalidades, devem aparecer entre os desenhos. O ideal é que se escolha uma cor primária que apareça nos outros tecidos, mesmo que discretamente.

 

  • Proporções

Sim, você pode trabalhar com proporções diferentes, linhas mais cheias em uma peça, traços mais finos em outra, ou mesmo um desenho diferente, desde que a proporção combine harmonicamente com o geral.

 

 

  • Flores x xadrez

Claro que pode, procure manter os desenhos florais em menor proporção e nos tons do desenho xadrez.

 

  • Bolas, círculos, florais, botânicos, geométricos

Nestes casos, as combinações terão um visual melhor quando você aplicar o mesmo padrão de cores para todos e não insistir em muitos detalhes e também muitas cores;

 

  • Listras x florais

Opte sempre por ter a mesma cor ao fundo das peças. As listras podem possuir cores quentes para dar mais vivacidade ao ambiente, mas não esqueça que as cores nos florais devem seguir as cores das listras.

 

É importante não abusar da mistura com várias estampas de motivos diferentes. Escolha uma “temática” para não deixar o ambiente muito carregado e confuso.

 

Para testar, experimente combinar listas em preto e branco com estampas de outros universos como florais, geométricos, desenhos, entre outros. Observe que, mantendo a mesma paleta de cores, todos irão combinar e criar um estilo harmônico e diferente para cada ambiente.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
LinkedIn
Please reload

Postes Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

Inspire-se em nossas redes sociais

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
Mais Trasso - Tecidos Autênticos

Rua Augusto Stellfeld, 1000 - Centro - Curitiba/PR

Assine a nossa newsletter