Como escolher o tapete ideal

O tapete é um dos elementos da decoração que ajuda a aquecer e a dar mais personalidade para o ambiente. Mas a escolha nem sempre é tão fácil, pois são muitas as possibilidades. Alguns pontos essenciais para levar em conta são, o tamanho desse artigo tão aconchegante, as cores que fazem parte dele, a textura e estampa. Até aí você já deve saber que é necessário observar esses pontos, mas como vamos juntar tudo isso e achar o ideal?


Preparamos algumas dicas para você fazer a melhor escolha.


1- COMO ESCOLHER O TAPETE IDEAL: TAMANHO


A medida ideal é a que engloba todos os itens do espaço. Ou seja, se você tem uma mesinha lateral na sua sala, um sofá, duas poltronas, uma mesa de centro, o ideal é que o tapete esteja em baixo de todos os itens com 15 cm a 30 cm de sobra nas laterais. Um exemplo: se o seu sofá tem 2 metros o ideal é que o seu tapete tenha de 2,30m a 2,60.

 

imagem: catálogo Avanti Tapetes - Coleção Expressões | Coleção Sensorial

 

Uma outra possibilidade para te ajudar a encontrar a peça ideal sem fugir do seu orçamento é utilizar o tapete NA METADE. Na metade de tudo, na metade do sofá, da poltrona, da mesinha, deixe todas as peças metade dentro do tapete e metade fora. Até porque a poltrona não vai reclamar com você pelos dois pés que não vão estar no quentinho do seu tapete, o ponto mais importante é trazer conforto para você morador, então preze por aquecer e aconchegar as partes de circulação entre os seu móveis.

 

imagem: catálogo Avanti Tapetes -NEW COLLECTION | 2017 | 2018| coleção contemporânea


Isso vale para outros ambientes também! No quarto, sala de jantar, onde preferir você pode usar a técnica de deixar metade com tapete e metade sem! O mais importante é sempre deixar todas as peças com alguma parte invadindo o tapete, assim seu espaço fica com ar de bem planejado e pensado independente do formato do tapete.

 

A escolha do tamanho é a parte principal da escolha do tapete, pois ela que vai definir a ambientação geral do espaço. Cores, texturas e estampas também podem se tornar peça chave da composição, mas aqui vai muito mais do seu gosto pessoal do que alguma regra que funcione em todos os espaços...

 

Você pode conferir a linha de tapetes da Mais Trasso aqui. Encomende seu tapete sob medida!

 

2- COMO ESCOLHER O TAPETE IDEAL: PALETA DE CORES

 

imagem: https://casavogue.globo.com/Interiores/Decor-do-dia/noticia/2015/10/decor-do-dia-sala-de-

jantar-rustica.html

 

Antes de definir a cor do seu tapete é importante você ter a tabela de cores selecionadas para o seu espaço. Caso você não tenha definido isso no início do seu projeto observe seu espaço e selecione as cores mais aparentes da sua decoração, móveis e revestimentos. Com a sua paleta em mãos veja que o tapete em:
● Tons mais claros com paredes escuras e teto claro vão alongar o seu espaço;
● Tons mais escuros em relação aos tons da parede vão ampliar o seu espaço;
● Tons mais claros com paredes e tetos escuros vão compactar seu espaço.

 

Sabendo disso você pode escolher a ideia que mais lhe agrada realçar no ambiente, e se jogar nela, entre o tapete com cores lisas ou estampadas com texturas vai muito dos outros elementos já escolhidos para o espaço.

 

Com a Mais Trasso você pode escolher as cores do seu tapete. Consulte as possibilidades!

 

3- COMO ESCOLHER O TAPETE IDEAL: TEXTURAS

 

Imagens: Catálogo tapetes indianos feitos a mão | Maiori Casa


Novidade do mercado é a opção de Eco Friendly, feita a mão e produzido 100% com fio de PET ou seja reciclados e recicláveis. Opção que apoia o consumo consciente e conta com peças lindas. O toque lembra da mescla de algodão e seda uma opção confortável para ter em casa!


Outros tecidos conhecidos que fazem parte da produção dos tapetes também tem suas peculiaridades e você pode escolher para a sua casa, como:

 

  • Viscose e Lã Neozelandesa: conceituados pela qualidade e caracterizados por um efeito marmorizado;

  • Viscose e algodão: pode ser mesclada em desenhos com relevos trazendo uma estampa não só visual, mas no toque também;

  • Polysilk Tipsheared: opção com visual de viscose mas a praticidade do tecido sintético garantindo maior durabilidade, perfeita para áreas de maior circulação;

  • Lã sintética: opção que mantém o visual, mesma textura da lã natural mas com a praticidade de limpeza de um tecido sintético

  • Poliamida: (Nylon) em filamentos contínuos na construção por pêlo cortado (saxony) é uma opção antialérgica e lavável, com alta resistência aos desbotamentos.

Confira as possibilidades de texturas que oferecemos pra você!

 

Vale lembrar que apesar do tapete ser um investimento para seu ambiente ele não danifica em nada a sua casa, diferente de um móvel planejado que exige uma reforma ou um rebaixo no gesso que gera sujeira.

O tapete é um item de decoração. Assim não se limite em ousar em alguma estampa e personalizar sua casa deixando a sua cara! Se você já tem um tapete na sua casa e quer mudar o espaço sem reformas de grande porte, ele pode ser um item que trocando vai redecorar o seu ambiente!

 

E agora é hora de você se jogar nas ideias e usar a criatividade!

 

A Mais Trasso se preocupa em oferecer opções incríveis para compor seu espaço e também em como te ajudar a escolher a que mais combina com a sua casa. Gostou das dicas sobre tapete?

Se você ainda tem alguma dúvida deixe seu comentário ou entre em contato pelos telefones (41) 3538-8344 ou WhatsApp (41) 9 8788-9898 ou pelo e-mail: vanessa@maistrasso.com.br

 

E se você quiser continuar recebendo nossas novidades e conteúdos sobre decoração, cadastre-se na nossa Newsletter. 

 

 

Um abraço e até a próxima!

 

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
LinkedIn
Please reload

Postes Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

Inspire-se em nossas redes sociais

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
Mais Trasso - Tecidos Autênticos

Rua Augusto Stellfeld, 1000 - Centro - Curitiba/PR

Assine a nossa newsletter